sábado, 16 de abril de 2011

Agradecimentos, blá blá blá e Smiths.

      A Luciana fez uma homenagem muito legal ao blog essa semana. Vocês podem ler aqui, se quiserem.

      Eu confesso que achei muito estranho o que ela escreveu e fiquei meio sem reação. Primeiro porque eu não me considero escritor e depois porque eu não acho justificativa pra tantos elogios, mesmo sendo sinceros como sei que são. Acho que escritor é alguém que se mantém financeiramente do que escreve (não?), que depende da escrita pra viver, e eu penso que não me enquadro nessa categoria. Eu escrevo por hobby, às vezes tédio, e certa arrogância por achar que eu tenho algo relevante a ser dito.

      Quando eu criei o blog, há três anos (estranho pensar nisso agora), eu não era muito como sou agora. Hoje eu tenho vinte e, convenhamos, dois anos na adolescência podem provocar muitas mudanças. Mais internas que externas. Foram os anos de crise. Eu era dramático, exagerado. Escrever era uma forma de exteriorizar sentimentos e sensações que não me dizem mais respeito. Não acho que eu tenho me tornado insensível, eu só... Amadureci. Experimentar a intensidade dos sentimentos tristes que eu criava me deu certa experiência de vida. Acho que eu fiquei um pouquinho sábio.

      E é justamente por estar equilibrado que eu não vejo mais sentido em muito do que eu escrevia. Coisas parecem desnecessárias e eu sinto até uma pequena vergonha lendo alguns textos. Eu escrevia por impulso, de uma só vez, quase involuntariamente. Agora desenvolvi certa técnica e até algum estilo. Nada demais. Dos textos que a Luciana destacou, eu gosto de todos. Eu gosto porque desvelam a solidão. E é isso que eu tento (prepotentemente) fazer agora: falar de coisas que as pessoas guardam pra si. Eu escrevia muito sobre (e com) paixão, isso aliena qualquer um.

      Eu, francamente, sem nenhuma falsa modéstia, não considero nenhum dos meus posts grandes peças literárias. Eu já li um monte de coisas e é inevitável fazer comparações. Eu sei que escrevo razoavelmente bem e, pra mim, é o suficiente pra dar forma às minha ideias e teorias. Não tenho grandes pretensões. Não espero me tornar um escritor. Não acho que eu vá ficar famoso muito menos ganhar dinheiro (o que eu realmente queria) com este blog. Mas é inevitável me sentir realizado e gratificado quando alguém vê valor nos meus humildes escritos e consegue tirar coisas boas deles. Se eu conseguir me aproximar de quem está lendo, então já vai ter valido a pena.

      Faz tempo que deixei de me importar muito com os comentários. Como eu disse, não tenho pretensões e se eu me sinto satisfeito com meus textos, então tudo bem. Não sei quantas pessoas, além da Luciana, leem e não comentam. Quero agradecer demais a ela pelo texto, a divulgação, os elogios e tudo mais. Vou aproveitar para dar meu obrigado a todos que dão atenção e acompanham o blog. Não acho que vocês estejam fazendo um favor ao me ler, mas é difícil se concentrar em algo com tantas coisas distrativas e eu agradeço a consideração.

      Pra ~discontrair~ :

 

3 comentários:

Lucí disse...

Tbm sou uma anonima que sempre le e nao comenta, pq percebi que vc nao precisa de plateia te aplaudindo.

;)

Jaya Magalhães disse...

Li você. Li o texto da moça. Assino com ela.

Jefferson disse...

Eu to completamente fascinado por esse blog. Se defina como quiser mas que voce tem um talento enorme, isso tem.

Obrigado.